A secção de Teatro do Círculo de Arte e Recreio- Teatro de Ensaio Raúl Brandão (TERB), nascida em 1959 completa já um longo historial de experiências na arte da representação.
Inicialmente dirigidos pelo Dr. Joaquim Santos Simões, seguiu-se-lhe Fernando Capela Miguel até 2001, altura em que o foco fora a obra de Gil Vicente, o tão aclamado Pai do Teatro Português. A partir daí, a gestão do mesmo vai, naturalmente, mudando e até 2015 as peças apresentadas são inumeráveis. Desde “O Doido e Morte” de Raúl Brandão, o “Auto da Festa” de Gil Vicente-Teatro de Marionetas, “Mulher’ de Gil Vicente, “As Mulheres de Atenas” de Augusto Boal, “Abril em Portugal” de Hélder Costa, “Ridendo castigat mores” texto de criação do TERB, “Húmus” de Raúl Brandão, entre muitas outras.
O TERB tem vindo a manter uma estreita ligação com o município, tendo-se sempre disponibilizado a colaborar nos mais variados eventos e celebrações da cidade, desde a Capital Europeia da Cultura aos anuais Festivais de Gil Vicente, um dos mais antigos festivais de teatro do país, organizado pelo Município de Guimarães, a Cooperativa Oficina e o Círculo de Arte e Recreio.
O nosso sexagenário grupo de teatro, tem vindo a dar provas de resiliência e adaptação à evolução da sociedade, acompanhando sempre a comunidade e os seus interesses com uma aprendizagem constante. Dando voz a diferentes temáticas através da representação, destaca-se como um disseminador cultural
O contexto pandémico que surgiu em 2020, abrandou e/ou parou todo o mundo e o TERB não foi exceção. Ainda assim o TERB passou por um período de restruturação, como os tempos mostraram necessário, e regressamos agora com toda a força para voltar ao ativo e reafirmar o TERB e o teatro vimaranense.
Se em 2020 tinham lançado o primeiro espetáculo no MAT – Mostra Amadora de Teatro – Pillowman, em 2021 foi altura de levarmos o teatro às escolas com interpretação do Auto da Barca do Inferno e Ulisses e ainda trazer os jovens até à ( biblioteca, em parceria com a Sociedade Martins Sarmento apresentando a peça Uma Noite na Biblioteca.